Escola de Yoga

O partido do projeto para a edificação de uso misto, destinada à escola de yoga e residência foi definido considerando 4 condicionantes fundamentais: extenso programa composto por ambientes necessariamente de grandes dimensões e pé direito; rapidez da construção; terreno em lote de 10x37, sem possibilidade de canteiro e legislação de uso do solo restritiva.

Foi adotado sistema estrutural em perfis de aço e lajes de concreto moldado sobre réguas pré-fabricadas de concreto, o que conferiu a velocidade necessária à obra. Os ambientes destinados à escola foram distribuídos no subsolo (estacionamento e vestiários), térreo (recepção, loja e sala de aula) e mezanino (escritório e sala de aula) e os ambientes destinados à residência no pavimento superior e na cobertura/terraço.

As aberturas plenas nas fachadas de frente e fundo e alternadas com panos de paredes de alvenaria de tijolos de barro aparentes na lateral, procuram otimizar o aproveitamento da luz natural e das vistas proporcionadas pela geografia do bairro e volumetria do entorno, assim como condicionamento térmico no interior.

Para atender à privacidade da residência foram criadas escadas com lances paralelos mas independentes, que unem todos os níveis da edificação.